Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa faleceram há 38 anos

Hoje, dia 4 de dezembro, assiinala-se o 38.º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, na sequência da queda do avião Cessna em que seguiam para o Porto.

Conheça aqui a mensagem que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, publicou hoje no sítio oficial da Presidência, evocando Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa:

No trigésimo oitavo aniversário da tragédia ocorrida em Camarate, em que faleceram o Primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, o Ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, bem como as suas mulheres, Snu Abecassis e Maria Manuel Simões Vaz da Silva Pires, além do Dr. António Patrício Gouveia e dos dois pilotos da aeronave, apresento às Famílias enlutadas as minhas mais sentidas condolências.

Faço-o na convicção de que a verdade não prescreve e de que a passagem do tempo não apaga a memória luminosa dos que perderam a vida em 4 de Dezembro de 1980.

Em nome de Portugal, evoco, neste dia, Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, dois portugueses de exceção, cidadãos e homens públicos que lutaram pelo seu País, com sacrifício da própria vida.

Tendo decorrido quase quatro décadas sobre o seu desaparecimento, nunca esqueceremos o seu exemplo, um exemplo de dedicação a Portugal e aos valores da liberdade, da democracia e da justiça social.

Marcelo Rebelo de Sousa

http://www.presidencia.pt/?idc=18&idi=118896

TOPO